Você sabe o que é falso moralismo?

Postado por Lucienne Angele em 23/04/2017 18:30:01

Impor conceitos, comportamentos... MORAL mesmo e não ser o exemplo do que atribui.

Em diversos momentos de nossas vidas aconselhamos pessoas e não conseguimos praticar o mesmo. Existe aquele ditado popular “faça o que eu digo não o que eu faço” certo?

É fácil falar, isso é fato fidedigno. Dificilmente aconselhamos algo ruim, porém nem sempre será bom para pessoa aquilo que você considera o ideal. Talvez por esta razão não seja “aconselhado” aconselhar ... J

Diferente da sugestão, a imposição de uma moral é um assunto mais complexo. Existindo especialmente as morais políticas, religiosas e comportamentais.

Normalmente cabe aos lideres o papel de tal imposição, sendo delicadamente sugerida aos seguidores, portanto formam-se grupos e semi-lideres que precisam cuidar com o ego e sentimento de superioridade quando alcança uma posição em uma instituição.

No meio destes agrupamentos saem indivíduos com bastante conteúdo intelectual e de imensa importância em nosso Mundo carente de liderança ou uma base social. Na ausência da base social, ficamos com a religião e assim surgem outras temáticas.

Neste ensaio, apenas apresento a importância do autoconhecimento e especialmente o uso do poder de pessoas influentes publicamente.

O falso moralista poderá apresentar-se na comunidade como um belo exemplar da raça humana e ao virar as costas e maltratar com palavras uma pessoa que o contrariou.

A pessoa exemplar tem a responsabilidade moral de manter a compostura em toda e qualquer atividade e relações às quais convive.

Somos imperfeitos, não há duvidas. Precisamos estudar e melhorar a cada dia, porém a moral é um processo sociológico. O individuo ira adquirir seus valores a partir da família, convívio social, desenvolvendo da escola ao trabalho. Da infância, adolescência, juventude e vida adulta.

Considerando a hipótese do individuo ser produto do seu meio, apresento a questão.

Quem pode impor conceitos morais sobre outra pessoa?

Lu Angele

Agradeço a leitura ;)

 

 Imagem: Tea Party- arte-nem-tanto-surreal-as-mulheres-de-christian-schloe 

 

MARCADORES:

falso moralismo moralista sociedade religião responsabilidade líderes seguidores