quinta, 27 de abril de 2017

ADORÁVEIS PENSADORES


 

 

Muito me encantam pessoas inteligentes que fazem do seu pensar um modo de enriquecer a todos com seus conhecimentos e experiências. Vez ou outra, aparece alguém dotado de admirável inteligência e rapidamente, começa a ser cultuado e idolatrado por conta do seu brilhante saber. Mesmo quando dizem algo que não seja do agrado de todos, são ovacionados, simplesmente pelo fato de serem quem são. Contudo, junto a uma  mente brilhante, faz-se necessário existir uma alma cintilante.

 

Que grande presente a natureza divina nos ofertou, que é essa capacidade de pensar. Assim, como nos sonhos, também nos pensamentos, não há limites, não há censuras e podemos “viajar” sem que para isso, tenhamos que sair do lugar. O que seria dos grandes filósofos, caso, lhes tivesse sido negada a possibilidade de pensar? Mas do que nos valem os pensamentos se não pudermos colocá-los em prática? Seríamos apenas máquinas acumuladoras de teorias que mais cedo ou mais tarde, cairiam no esquecimento.

 

De nada adiantam a inteligência, os bons pensamentos e a sabedoria se existirem somente na teoria. É necessário que a teoria seja colocada em prática. O verdadeiro filósofo é aquele que direciona seus bons pensamentos às boas ações. Essa é a filosofia à moda clássica. Pensamentos e ações andam juntos. O bom filósofo não precisa ser aquele que discursa bonito, e sim, aquele que pensa e age com o coração. É preciso que pensamento e conduta sigam em harmonia na mesma direção. Do contrário, seria uma contradição. E como poderíamos colocar o bom pensamento em prática? Muito fácil. Oferecendo ajuda a quem necessita. Todos nós podemos ajudar de alguma forma. Todos podemos contribuir doando um pouco do que há de melhor em nós em prol do outro. Por exemplo: podemos participar de serviços voluntários. O médico pode abrir mão do valor de uma consulta, se o doente não tem condições de pagar. O professor pode voltar sua atenção ao aluno com mais dificuldade de aprender. Bem, são várias as maneiras pelas quais podemos ajudar alguém. Assim se faz a união, com bons atos e belos pensamentos. Assim, se dá o Karma, a Lei de ação e reação. Quando praticamos o bem, somos automaticamente preenchidos de tão bons sentimentos. E, é essa sensação que nos faz seguir acreditando que a vida pode ser mais bela, mais leve e menos complicada. Pensemos no coletivo, porque somos todos uma minúscula parte do “Todo”, exatamente iguais na essência e completamente diferentes na escala evolutiva, cada qual interpretando um personagem nesse grande e misterioso Universo.

 

Elenice Bastos.

 

 

 

 


Artigos semelhantes TODOS POSTS
Praesent lectus orci

O mestre está onde eu o ver photo

Dentre as melhores decisões que tomei nesse ano, entre ter coragem para entrar na faculdade e mais coragem ainda para sair quando percebi que aquela não era minha [...]
Praesent lectus orci

Querendo te esquecer photo

Hoje acordei querendo te esquecer, me olhei no espelho com sabor de ilusão na boca.Escovei os dentes pensando no gosto dos seus beijos, coloquei a blusa do avesso [...]
Comentários