NARCISISMO

Postado por Janaina Jarski em 06/05/2017 19:48:37

Diferente do que se pensa quando se fala em narcisismo, (Narciso da Mitologia Grega) não é nada mais que alguém com a auto-estima extremamente baixa, e usa-se de rebaixar pessoas para se sentir melhor, mas na verdade este individuo é um nada, e ele sabe disso.

Narcisismo é um Transtorno de personalidade que faz com que o indivíduo não se adapte às relações sociais e que sinta como se estivesse sem autonomia para viver. Quem possui esse transtorno se sente acuado quando estabelece vínculos sociais e não consegue manipular as pessoas ou respeitar as individualidades de cada um.

Geralmente a pessoa não possui consciência de que é narcisista, mas através de certas atitudes podemos identificá-lo:

1.    Gostam de ter o controle em tudo, inclusive ensinando os outros como fazer qualquer tarefa, a mais simples que seja;

2.    Não sabem lidar com as emoções e geralmente fogem por acreditar que não vão  ser controladas, tem pavor de se doarem ou se tornarem vulneráveis a alguém;

3.    Gostam de serem ouvidos, mas nunca ouvem ninguém, pois acreditam serem superiores aos outros;

4.  Para serem ouvidos utilizam gritos, surtos e xingos para humilhar os demais, mostrando dominação;

5.    Adoram "destruir" os outros colocando as pessoas mais próximas para baixo, com apelidos ofensivos e na cara dura afirmam ser apenas uma "brincadeira" da parte deles.

 

Se você conhece alguém assim, afaste-se, o que alimenta o ego dessa pessoa são os holofotes que são dados a ela, pois o que adoram é ver os outros se humilhando atrás de sua atenção.  Ignore, exclua das redes sociais etc.

 

Janaina Jarski

 

MARCADORES:

auto estima baixa humilhação maldade transtorno personalidade narcisismo manipulação