Já prestou atenção no seu lixo hoje?

Postado por Marlene Silva em 14/03/2015 01:30:02

Há alguns anos que o lixo tem sido tema para muitas iniciativas. Trabalhamos a conscientização, criamos a coleta seletiva, desenvolvemos produtos à partir da reciclagem, mas ainda continuamos a gerar lixo de forma alarmante.

Treinamos mas não doutrinamos, ou seja, não criamos ainda a cultura do não desperdício, e talvez isto explique porque temos dificuldades em conseguir que seja natural nas pessoas reduzir os problemas gerados por desperdícios de materiais de todas as naturezas: matérias-primas, recursos naturais e humanos.

Nos preocupamos em comprar marcas que divulgam suas ações de sustentabilidade, mas não nos preocupamos como utilizamos estes produtos e como os descartamos.

Muitos lares, a exemplo das empresas, empregam pessoas para auxiliar no dia-a-dia das tarefas de casa, mas poucos se preocupam com orientações de como evitar desperdícios, e se orientam, não avaliam o resultado. Soa como uma fala empresarial, mas é a única forma de criar a cultura - avaliando, corrigindo os desvios, reforçando as orientações com novos elementos, dando feedback, e valorizando resultados positivos.

Uma frase de Aristóteles pode ser utilizada para este contexto: "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito".

Quantas tarefas que temos que realizar todos os dias em casa, que podem ser melhoradas? Se considerarmos a rotina diária, com certeza vamos ter muita coisa para fazer no sentido de gerarmos menos desperdícios, melhor aproveitamento dos recursos, e de sobra contribuirmos de forma efetiva para criação da cultura de preservar hoje, para garantir o amanhã.

E o lixo, já deu uma espiada nele hoje?

 

MARCADORES:

Reciclagem Desperdícios Mudança Hábito Conscientização Lixo