Hora de avaliar 2017, e se preparar para 2018!

Postado por Marlene Silva em 27/12/2017 07:59:45

O ano chega ao fim e um novo ciclo se aproxima. Serão mais 365 dias para realizar planos, cumprir promessas, buscar novos caminhos ou promover mudanças que serão refletidas em todas as esferas de nossas vidas.

Repetir "esse ano não deu, mas o ano que vem...". Mas "o que" no ano que vem?

Os mesmos planos que estão sendo postergados há muitos anos, ou novos planos a partir das reflexões sobre o que deu certo e o que não deu?

Ao refletir sobre erros e acertos nos damos a possibilidade de corrigir rumos, de traçar novas metas, de buscar alternativas, e efetivamente ter algo para correr atrás.

Repetir o plano poderá trazer mais um ano de perdas, e infelizmente para muitos de nós o tempo pode não estar a favor.

Trabalhar em um plano com mais cuidado, priorizando ações, entendendo os seus desafios, é nos dar a oportunidade de realizar e de efetivamente ter resultado.

E se sozinho estiver difícil de decidir o que fazer, peça ajuda. A falta de conhecimento sobre um determinado tema, aliado ao tamanho da nossas expectativas, normalmente levam a planos irreais e repletos de variáveis apenas sustentadas por suposições.

Iniciar este processo de reflexão olhando apenas para 2017 pode não ser suficiente para entender porque não estamos alcançando o que queremos. Inserir um ou dois anos atrás na nossa reflexão pode auxiliar a enxergar que estamos repetindo o passado continuamente, e que não temos nos damos conta deste comportamento.

Ampliar a visão para além de nós mesmos, ou seja, entender como o ambiente onde estamos inseridos nos afeta, pode nos ajudar nesta tarefa.

Estabeleça nos planos para 2018 quais serão os momentos de avaliar ser novas ações serão necessárias, se os resultados estão sendo alcançados. Quanto menor o ciclo de avaliação, maiores chances de chegar ao final do ano com o plano cumprido.

Reveja as atitudes e posicionamentos perante os acontecimentos do dia-a-dia. Reclamar demais, colocar a culpa nos outros, desistir sem lutar, não pedir ajuda, não buscar alternativas, não voltar atrás, lutar contra mudanças podem ser fatores que estão travando e dificultando a realização dos planos.

Como as variáveis são muitas é melhor concentrar-se nas mais relevantes ou mais complicadas de serem tratadas.

E lamentar o passado sempre será uma grande perda de tempo. Acho que vale a frase: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim" (Chico Xavier)

Que 2018 seja o ano de realizar e conquistar sonhos!

 

MARCADORES:

Realizar Ano novo sonhos mudanças futuro querer planos ações