O SER humano

Uma série de textos reflexivos sobre o que é ser humano

Postado por Daniel Gomes em 13/07/2017 15:30:03

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, seja qual for o período, quero lhe desejar tudo de bom. Para começar este texto gostaria de pedir alguns exercícios bem simples que irão ajudar a desfrutar de uma excelente leitura.

O primeiro exercício consiste em ir para um local bem calmo, com menos barulho possível, um local que te traga paz e conforto, pode ser no seu quarto ou na sala, desde que este local não contenha tanto barulho e que você consiga escutar seus pensamentos.

O segundo exercício é bem simples, agora que você já está neste local, coloque uma música que te lembre os melhores momentos e os piores também, pode ser um playlist, na verdade até recomendo que seja uma playlist contendo esses dois tipos de músicas, as músicas que te lembram os melhores momentos e músicas que te lembrem os piores momentos da sua vida.

O terceiro exercício é o mais legal, feche os olhos e certifique-se de mentalizar todos estes momentos, os bons e ruins, porém tente lembrar de como você chegou lá. Exemplo: “Meu momento ruim foi quando eu perdi minha namorada e eu fiquei muito deprimido, eu superei lendo livros e saindo com meus amigos” entenderam? Ok, vamos para o próximo!

O quarto exercício é o mais fácil de todos, ele está relacionado com os outros três, então se você estiver apenas lendo não vai sentir absolutamente nada e o conteúdo deste texto não lhe servirá para nada. Vamos lá, após as músicas, mentalizar todos esses momentos, responda para você mesmo, “O que é SER humano?” ou melhor “O que é ser você?”.

 

Se você não conseguiu responder a esta pergunta, eu não te culpo, nem vou falar que você foi o único que não conseguiu, na verdade, nenhum de nós consegue responder a esta pergunta, ouso até pergunta se você sabe quem você é! As perguntas parecem muito filosóficas, mas não se engane, ela tem uma resposta. Existe um trecho do livro O mundo de Sofia, o qual eu me encantei e muito ao ler que diz o seguinte “No fundo não há tantas questões filosóficas para fazermos. Nós já fizemos algumas das mais importantes. Mas a história nos mostra muitas respostas diferentes para cada uma das perguntas que fizemos... Da mesma forma, hoje em dia cada um deve encontrar suas próprias respostas para as mesmas perguntas.”. Que esplendido, na verdade maravilhoso. Vamos lá, se você pensa que você é o que os outros lhe dizem quem você é, está enganado, da mesma forma se você tenta responder esta pergunta baseado nas atitudes que você para com o próximo, está totalmente equivocado, ou pelo menos um pouco! Porque quando você faz algo para os que estão de fora da sua casa na verdade você coloca uma máscara social para se apresentar aos demais, quem você é realmente é quando está em casa.

Só você sabe as noites mal dormidas, os anseios que passa durante o dia, as preocupações que conturbam sua mente durante o trabalho, os planos para viajar, ou quem sabe os planos para a vida. Quem você é na verdade é quem você sonha em ser. Isso porque a grande maioria de todos vivemos em função do que os outros nos dizem, o que ao meu ver tenta mascarar apenas uma ilusão da vida que queríamos ter.

A maioria dos Coaching financeiros possui a seguinte frase “Não pareça rico, seja rico!”, eles tentam nos mostrar justamente essa mascara social que possuímos, que ao invés de parecer ricos devemos nos tornar ricos. Com certeza você tem algum amigo que gasta horrores com roupas de marca, perfumes importados, tênis com preços exorbitantes, mas no fundo ele é vazio, arrogante, presunçoso, algumas vezes até gente boa, conversa com todo mundo e tals, mas não possui as características de um verdadeiro rico. Pessoas ricas NORMALMENTE tendem a ser mais sociáveis com os próximos, não se vestem cotidianamente esbanjando sua riqueza, afinal de contas eles são ricos e o ciclo social deles também é de pessoas ricas, ou seja, eles não precisam “se amostrar”, eles apenas já possuem o meio e o poder.

Vamos para uma pergunta ainda melhor, qual sua definição de riqueza? Para muitos ou como eu bem citei, a definição de riqueza é o dinheiro, mas alguns a definição de riqueza é poder acordar mais um dia e respirar, para os mais necessitados, riqueza é um copo de água fresca e um prato de comida, mesmo que a comida não tenha sido preparada na hora ou tão pouco que a comida tenha sido encontrada no lixão. Dói esses extremos, né? Isso serve para refletirmos o tipo de pessoa que nós temos sido, serve para valorizar cada detalhe de nossas vidas.

Não quero te dar uma lição de moral, nem falar que as melhores coisas boas são nos pequenos detalhes, mas quero lhes lembrar da sua essência, de quem você era antes de conhecer todas as pessoas que você as tomou por amigos ou colegas, as decisões que tomou até você tornar a pessoa que você é hoje e o principal, quem você sonhou em ser.

Quando éramos pequenos tínhamos um sonho de ser tantas coisas, tantos sonhos que se reverberaram por anos a fio, porém quando vamos crescendo nossos sonhos vão sendo esmagados, nos impõe a regras que ao nosso ver são totalmente ridículas, mas com o passar do tempo você acaba engolindo e aceitando tudo que lhe impõe e começa “a mente aberta”.

Só quero lembrar de que “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Lembre dos seus sonhos, das suas maiores conquistas quando criança e agora também, de quando você se sentiu livre pela primeira vez. Sim meu amigo, existe uma vida além das redes sociais, existe sonhos a serem realizados e eles estão apenas esperando você decidir o que vai fazer, não espere que os outros te digam como fazer ou o que fazer, vá e faça, se der errado experiência, se der certo comemore.

Deixando toda essa autoajuda de lado, vamos para sua personalidade. Lembra da pergunta que eu havia feito “O que é SER você?”, acho que até aqui você já deve ter uma noção das respostas que surgiram na sua linda cabecinha, mas se não apareceu nada, nem um vestígio de uma nuvem, se prepare porque vamos começar a dança da chuva!

Definir é uma descrição de um estado complexo de coisas ou objetos, circunstâncias ou abstrações que permanecem ligadas por meio de uma área válida de ajuste. Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. Agora eu lhes pergunto o que te diferencia dos outros? Isso sim é sua personalidade, quando você escolhe não pegar o chocolate do seu amigo quando ele esqueceu na sua frente, isso sim te diferencia dos demais e você pode até falar “Ah, mas existe outras pessoas que também fazem isso, não é tão diferente!”. ERRAAAAAAAAADO! Meu amigo(a), o SER humano é igual apenas como espécie, mas nossa personalidade é totalmente diferenciada dos demais, podemos fazer um experimento bem simples, colocar 20 pessoas dentro de uma sala e colocar 2 situações uma boa e outra ruim, se apresentarmos estas situações o grupo de 20 se dividirá em 2 grupos de 10 cada um posto a sua determinada situação com base na resposta da sua maioria, agora se colocarmos as mesmas situações (boa e ruim) e perguntar individualmente, por sua vez teremos uma desvantagem entre os grupos. Sabe porquê? Porque nós seres humanos somos tendenciosos ao lado que está ganhando! Na verdade é um tanto rude falar isto, então vamos colocar que somos apenas interesseiros (sarcasmo), porém só somos assim quando estamos diante de muitas pessoas, isto porque temos vergonha de mostrar quem realmente somos, com medo da rejeição. Por isso quando eu digo que quem você é, é apenas quem você sonha em ser. Porque nos nossos sonhos somos quem nós queremos ser, somos quem podemos ser, livres de todo e qualquer julgamento ou rejeição, não é apenas nos sonhos, mas nos nossos quartos, nos nossos lugares quietos.

Falamos em mudar o mundo, mudar a sociedade para melhor, mas não temos coragem de mudar quem nós somos, por medo! Como vamos mudar o mundo se não conseguimos mudar o nosso mundo? A mudança ela é assustadora, ela te dá doses de ansiedade e calafrios, mas isto tudo porque temos medo da rejeição!

Parece frustrante não é? Mas não é, fique calmo(a). Estou aqui para lhe ajudar.

Vocês com certeza sabem o que é rejeição, ainda mais o que ela provoca. Mas vocês sabem quem realmente está com vocês? Sabe porque a decepção dói tanto, porque ela não vem de um inimigo. Sabe aquela história de que amigo de verdade é pai e mãe? Bom, eu concordo um pouco. Mas não é totalmente verdade, isto porque existem inúmeros casos de abandono, de morte, agressão, etc. por parte dos pais para com os filhos e vice-versa. Porém existe uma coisa que eu acredito “1. Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria.
24. O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. Provérbios
18.1 – 24”, que lindo né? Vamos lá, viver sozinho não é bom, isto porque você começa a criar suas próprias verdades e suas próprias regras, começa a ser o “dono da verdade”, porém a pessoa que tem amigos consegue conselhos e os ajuda para ser uma pessoa melhor (ou pior), porém a pessoa que tem muitos amigos não obtém o resultado esperado, isto porque existe uma enxurrada de conselhos, muitas opiniões e várias e várias “experiências de vida”, você acaba perdendo o rumo da coisa. Então amigos de verdade se conta em fase ruim, quando você só tem um abraço para oferecer e sua companhia para lhe confortar, os amigos de verdade estarão ali, te ajudando e te orientando no caminho o qual deve seguir, mas acima dos amigos os seus pais vivem contigo e conhece cada detalhe dessa sua personalidade.

Mas você sabe porque seus pais não são seus amigos? Exatamente, porque você nunca se importou com eles, porque jamais perguntou para eles quais eram os seus maiores sonhos, desejos, frustrações, conquistas, vocês nunca se interessaram por perguntar quando foi o dia mais feliz das suas vidas, pasmem se quiser, 99% deles irá dizer que foi quando vocês nasceram! Isso mesmo, mesmo que você tenha os rejeitado, mesmo que você não se lembre deles todos os dias, exceto nas datas de dia das mães e dia dos pais, eles te amam, mesmo sendo rejeitados.

Você não sabe o que é ser rejeitados, você nem sabe o que é amor!

Vamos parar com nossas idealizações rasas sobre ser rejeitado, sobre amor, sobre o que é viver, o que é riqueza, o que é prosperidade, porque questões profundas requerem respostas profundas e a menos que você esteja disposto a se afogar para encontrar, melhor nem entrar no mar.

Você não nasceu para ser o que os outros lhe dizem, você não sabe o que é o verdadeiro amor, nem tão pouco o que é ser rejeitado, mas você sabe quem é você, os sonhos que tem, os objetivos que tem traçado, as lutas que tem passado, você sabe SER humano, você tem uma personalidade forte, frutífera, que está pronta para descobrir o que não sabe!

Você meu(minha) amigo(a) sabe o que é ser, então seja.

 

 

 

 

MARCADORES:

humano ser vida reflexão rejeição amor pais seja ouse dia noite deus