Indígenas recebem 600 filtros para purificar água

Postado por Health em 03/02/2012 13:24:39

300 unidades chegam às comunidades de Santa Rosa do Purus (AC) e vão beneficiar mais de 30 aldeias do município

As ações de apoio ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, no município de Santa Rosa do Purus (AC), em conjunto com a Força Nacional do SUS continua até a sexta-feira (3). Até o final desta semana, 300 dos 600 filtros de barro previstos serão entregues à comunidade indígena da região e vão beneficiar mais de 30 aldeias. As equipes multidisciplinares de apoio à saúde indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da Força Nacional estão trabalhando desde o dia 28 de janeiro nas áreas indígenas onde é investigado um possível surto de Doença Diarréica Aguda (DDA).

De acordo com Francisca de Souza, secretária municipal de saúde de Santa Rosa do Purus (AC), os filtros  de barro vão ajudar as comunidades indígenas a terem água de melhor qualidade para o consumo. “Os filtros serão importantes para auxiliar e amenizar esses casos de diarreia. Além da distribuição, haverá um trabalho de conscientização da comunidade em conjunto com as equipes (da SESAI, do estado do Acre e do município)”, destacou. Os filtros são feitos de barro cozido e filtram a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. Além disso, removem as impurezas como ferro, alumínio e chumbo, eliminando ainda parasitas, giárdias e sedimentos.

Uma tenda de atendimento emergencial foi montada no pátio do 4º Batalhão de Fronteira do Exército em Santa Rosa do Purus (AC). Nesta tenda, os profissionais de saúde realizam atendimento aos indígenas com sintomas de DDA e outras consultas com clínico geral, conforme necessidade das comunidades indígenas.  Nesse local, é possível fazer reidratação oral e venosa, realizar coleta de amostras para exame laboratorial, conta com equipamentos para suporte básico e avançado para atendimento, como medicamentos, instrumentos para acesso venoso e respiratório, respiradores e um kit desastres. A capacidade da tenda é para até 20 leitos.

Segundo o médico e coordenador da equipe da Força Nacional em Santa Rosa, Ivan Paiva, a montagem da tenda foi necessária devido às más condições da unidade básica de saúde do município, que estão em reforma.

A equipe da Força Nacional do SUS, que está em Santa Rosa do Purus (AC), é formada por oito profissionais de saúde, sendo 3 médicos, 3 enfermeiros e dois técnicos de enfermagem .

via

 

MARCADORES:

filtro de água indios acre