redacao @ hierophant.com.br domingo, 21 de dezembro de 2014

Cruz Ansata


cruz ansataContinuando a pesquisa sobre mística egípcia falarei hoje sobre a CRUZ ANSATA  esse símbolo tão mal interpretado em algumas correntes misticas.
Ankh, (Pronuncia-se Anak) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte.A forma do ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada.
Em algumas representações primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.
Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia.
Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da ressureição.
Muitos, sem ter qualquer conhecimento sobre a história de Ankh, acabam afirmando que este é um símbolo originalmente satânico ou um símbolo criado por algum culto de magia negra, porém, acredita-se que seu real significado (que originalmente era egípcio) aponta par uma direção oposta a da cultura popular, pois a idéia mais aceita é de que o ankh na verdade seja um símbolo relacionado a vida.
Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III.
Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o ankh (por sua semelhança com a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.
No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega.
O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. 

 


Artigos semelhantes TODOS POSTS
Praesent lectus orci

Amuletos e Talismãs photo

A necessidade de proteger-se sempre foi algo constante na História da humanidade, talvez pela fragilidade do homem ante as mudanças climáticas, às [...]
Praesent lectus orci

Como combinar cores na decoração photo

  A decoração é um mundo de cor, mas nem sempre é fácil escolher os tons com os quais queremos pintar e decorar a nossa casa: [...]
Praesent lectus orci

J.R.R. Tolkien o pai do Senhor do Anéis photo

  John Ronald Reuel Tolkien, ou J. R. R. Tolkien, nasceu na África do Sul mas, devido a morte do pai, acabou fixando residência no Reino Unido com a mãe [...]
Comentários