quinta, 27 de abril de 2017

Crise hídrica - quanto de água você realmente consome?


A crise hídrica que vivemos hoje no Brasil e no mundo é uma consequência da forma como nós, seres humanos, vivemos e nos comportamos neste planeta. Mudanças climáticas provocam chuva intensa em alguns lugares e seca em outras regiões. As alterações causadas na bioesfera, possuem consequências negativas para todos nós, para todo o planeta. A falta e carência de água potável é um assunto que já foi estudado e previsto como possível problema. Atualmente, é uma questão real para muitas pessoas.

O estado de São Paulo vive uma seca sem precedentes. Na Califórnia também não chove, a situação é grave e austera. Em diversas partes do mundo, a água potável está se tornando um recurso raro e escasso. Conflitos geopolíticos internacionais são motivados pelo uso e apoderação de recursos hídricos. Uganda, Sudão, Etiópia e Kenya brigam com o Egito pelo uso das águas do rio Nilo. Na Índia, o número de rios considerados poluídos, mais do que duplicou nos últimos 5 anos. A poluição continua em larga escala pelo mundo afora. A China continua sendo a nação mais poluidora do mundo, seguida pelos Estados Unidos e Russia.

Diversas ações podem ser feitas para evitar o desperdício de água. Consertar vazamentos, instalar chuveiros de baixo fluxo, sanitários mais eficientes, re-aproveitamento de água, etc, etc. Mas talvez, uma coisa que muitas pessoas não tenham percebido é que os hábitos alimentares são responsáveis por uma grande parte do consumo de água de cada um de nós. 

Segunda pesquisa da fundação GRACE Communications, o alimento que comemos é responsável por mais de 2/3 de nosso consumo de água. A incrível e simples conclusão: "Coma mais vegetais e menos carne e você estará economizando água no planeta". Segundo a revista The Guardian: "A produção de carne requer maior quantidade de água do que os vegetais. Para produzir 1 kg de carne é necessário entre 5.000 e 20.000 litros de água, enquanto que para produzir 1 kg de trigo requer entre 500 e 4.000 litros de água."

Este assunto pode se tornar polêmico porque acaba abordando um outro tema, o consumo de carne e o vegetarianismo. É melhor não entrar nesta polêmica, fica apenas um convite à reflexão.

Veja o infográfico abaixo:


Artigos semelhantes TODOS POSTS
Comentários